segunda-feira, 20 de junho de 2016

Limites cabem em qualquer relacionamento



Limites cabem em qualquer relacionamento 

Para tudo há um limite e nos relacionamentos então, temos que atentar para os limites que podem fácilmente ser negligenciados, enfim, gostamos de nos intrometer na vida dos outros, tentar controlar e fazer valer a nossa vontade, percepção, ideias e escolhas. 

 Em cada relacionamento, é importante se estabelecer os limites, e revisá-los permanentemente. Cada um tem uma proposta de relacionamento, e é bom que seja clara. Boas cercas fazem bons vizinhos. Pode parecer rude, mas limites claros fazem bons relacionamentos entre pessoas maduras. Isso reduz os desentendimentos e o estresse deles provenientes. 


Os limites não são naturalmente respeitados uma vez estabelecidos e acordados. Há um processo natural de degeneração de tais limites de ambos os lados, e de repente, nos sentimos desconfortáveis com o relacionamento, pois sentimos que a nossa individualidade está ameaçada, e que a nossa discricionariedade está sendo apropriada. 

Não há culpados nessa questão, pois os limites acabam sendo negligenciados sem qualquer explicação, enfim, é um fenômeno natural que atinge pais e filhos, marido e mulher, chefe e colaborador. Temos que manter uma vigilância permanente se queremos ter um relacionamento maduro e adequado. 

 Quando fazemos um esforço muito grande para agradar os outros, estamos destruindo os limites dos relacionamentos e logo adiante vamos nos sentir capacho dos outros. 

 Se por outro lado, fincamos posição e brigamos muito pelas nossas ideias, detestamos ser contrariados e fazemos valer as nossas escolhas, também estamos chutando para cima os limites e logo vamos ficar isolados, pois ninguém quer se fazer de capacho. 

Limites nos relacionamentos representam maturidade e consciência um do outro, muito longe de ser uma rigidez ou burocracia do relacionamento. Limites cabem em qualquer relacionamento, mesmo no amoroso, conjugal e fraternal. 

 Estabelecemos limites, respeitamos e preservamos para o bem de todos, para a permanência de um relacionamento adequado, sereno e amoroso. 

 Rubens Sakay (Beco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário