segunda-feira, 4 de julho de 2016

Contar vantagens desperta pelo menos 2 sentimentos perversos

Contar vantagens desperta pelo menos 2 sentimentos perversos

Contar vantagens desperta pelo menos 2 sentimentos perversos 

Normalmente quando contamos vantagens é porque queremos olhar as pessoas com ar de superioridade. 

 Queremos nos colocar por cima, e fazemos uso de comentários vazios, arrogantes que provocam um mal-estar e realmente deixam os outros reduzidos. Prejudicam muito os relacionamentos e deixam um rastro de arrogância e prepotência. 

 É como se jogássemos ovos na própria vidraça, sujando a nossa própria imagem ao contar vantagens. 


Quem conta vantagem é porque está se comparando constantemente com os outros, o que por si só já é um obstáculo à felicidade como tenho comentado em minhas postagens. 

 Parece um contrassenso, mas quando contamos vantagens, nos sentimos diminuídos. Que trabalho inútil – quanto mais contamos vantagem, no fundo, menor nos sentimos. 

 É preciso trabalhar esse complexo de inferioridade – levantar a autoestima. 

 Quem olha para os outros como quem está numa escada só tem dois tipos de sentimentos – desprezo para aqueles que estão abaixo e inveja por aqueles que estão acima – isso acaba representando um dano pessoal, especialmente para a saúde. 

Se comparar constantemente com os outros e contar vantagem é certamente uma receita para a infelicidade. O exibicionismo é também um defeito de caráter intimamente ligado ao contar vantagem. 

 Às vezes estamos lutando para aceitar alguma deficiência pessoal, algum complexo, e inconscientemente passamos a nos valer do exibicionismo, do contar vantagem, o que no final acaba trabalhando contra o nosso próprio objetivo de melhorar a nossa autoestima. 

 Aqueles que contam muita vantagem, não enfrentam seus problemas e suas deficiências, escondendo-os de si próprio. 

 Aquele que aceita e encara de frente os próprios defeitos está mais perto de corrigi-los e consequentemente se tornar uma pessoa melhor. Quando nos tornamos uma versão melhor de nós mesmos, beneficiamos todos com quem nos relacionamos, mas o maior beneficiado somos nós mesmos. Adoecemos menos, progredimos profissionalmente, nos cercamos de amigos, e de quebra, envelhecemos menos. 

 Rubens Sakay (Beco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário